-->

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

O Espírito Santo transformador

Créditos: postado por Ed Rocha

O Espírito Santo terceira pessoa da Trindade é o mesmo que age na história, consideremos o Espírito como união na diversidade, comunhão, resumindo é Amor, além de ação e transformação.
O Pai que sempre representa mistério insondável, o Filho que enraíza a Trindade na história humana devido nossa natureza ser totalmente assumida por Ele. O Espírito Santo dentro dessa dinâmica é o que age universalmente nos seres humanos.
É a ação do Espírito que penetra a ação humana, potencializando-a e fazendo-a criadora, tornando-a agentes da história e não meros repetidores e mandatários de alguém superior e exterior.
No processo histórico podemos ver a ação do Espírito todas as vezes que há a derrocada de um tipo de ordem, quando há a ruptura das tradições, no momento em que os pobres se conscientizam de sua opressão e se organizam contra ela, quando há a descoberta da cura de uma doença e por fim no instante que o homem se reconhece pecador.
Em todas essas situações o Espírito Santo ganha rosto, exatamente por Ele ser considerado sem rosto.
Vimos que o Espírito Santo atua na multiplicidade dos homens e mulheres e nos processos sociais mas é a Igreja o sacramento por excelência do Espírito Santo, pois , nela  vemos que se deriva o mistério da encarnação a estabilidade da instituição, a regra de fé e aqueles que rompem novos horizontes da fé. 
Daí podemos compreender que sem a ação do Espírito Santo não existe Igreja, pois desfiguraria a imagem da Trindade, porque sem o Espírito Santo seria fácil a Igreja cair no autoritarismo, na dominação da verdade e na mera repetição do ritos. Todas as vezes que isso ocorreu no seio da instituição os homens presentes nela estavam fechados à ação do Espírito.
O Espírito também age nos sacramentos, especialmente na Confirmação e na Eucaristia.
Na Eucaristia o celebrante invoca o Espírito para que as palavras de Cristo que instituíram o sacramento ganhem eficácia divina, e por isso, nesse momento santo Ele manifesta a presença viva de Cristo na forma de Pão e vinho.
Na confirmação além de necessária para consumação da graça batismal, os fiéis são vinculados mais perfeitamente á Igreja, pois enriquecidos de força especial do Espírito Santo torna-os verdadeiras testemunhas de Cristo, levando adiante a missão de Jesus a instauração do Reino de Deus. (CAT 1285).

Paz e Bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário