-->

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Encerramento do Ano da Fé



     Créditos: postado por Ed Rocha  

Na festa de Cristo Rei deste ano (24/11/2013), além de celebrarmos solenemente Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo e o encerramento do Ano Litúrgico haverá também o encerramento do Ano da Fé, com a solene profissão do Credo em todas as missas.
 Para nos situarmos, no ano passado no dia 11 de outubro o papa Bento XVI proclamou o Ano da Fé, esta data foi escolhida pelo Pontífice em razão dos 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II e 20 anos do Catecismo da Igreja Católica. 
Por meio da Carta Apostólica Porta Fidei, o papa demonstra a sua preocupação com o rumo da fé católica nos dias de hoje. Bento XVI menciona o Batismo como porta de entrada na vida de fé iniciando uma jornada que durará a vida inteira.
Diante da profunda crise de fé existente no mundo contemporâneo o papa propõe aos cristãos a redescoberta do caminho da  fé que se faz pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, para assim, vencermos o individualismo e o relativismo contemporâneo e irmos ao encontro de Cristo que se faz presente no próximo.
Dentro do ano da fé vimos o papa Francisco assumir a condução da Igreja e em muitos de seus discursos como sucessor de Pedro enfatiza questões como: o encontro e o diálogo. Situações que nos levam a sair de nós mesmos.
 É dentro deste contexto que se encontra o seguimento daquele que proclama sua fé em Jesus Cristo e mesmo o Ano da Fé sendo concluído neste domingo as verdades da fé continuam, nisso vemos  motivação  para continuarmos nesse caminho da fé adentrado a partir do Batismo. 
 Como manter-se nessa caminhada? 
 A resposta está na própria liturgia da solenidade de Cristo Rei,  (Lc 23,35-43)  que nos apresenta o reino de Jesus diferentemente do reino deste mundo, a realeza de Jesus se dá na  doação da própria vida na cruz.
 Quando proclamamos nossa fé em Cristo, significa que aderimos a Ele, ou seja, nos comprometemos com  seus com seus valores, e para Jesus é a entrega de si mesmo. Proferir a fé em Jesus é assumir seu projeto  salvífico, é assumir seu reinado que é levar a salvação através da comunhão, perdão, justiça, doação de si,    todos esses valores estão dentro da dimensão do amor.
 Proclamar a nossa fé em Cristo é participar de sua realeza que é o amor. Façamos como o ladrão    crucificado que reconhece no Cristo crucificado o verdadeiro rosto de Deus, pois, ao vê-lo despojado    reconhece nele a verdadeira realeza e por isso pede para que Jesus não se esqueça dele e o faça    participar do seu Reino.
 Veja bem, ao olharmos para esse gesto do ladrão convertido podemos enxergar a imagem de esperança e    misericórdia de Deus para conosco, pois ao buscarmos viver em comunhão com Jesus, ele se abaixa até  nós e nos eleva a participação do seu Reino de plenitude, sem esquecer que o "hoje" dito por Jesus se    realiza em nós já no presente, isto é, a salvação já começa aqui rumo a eternidade.

Paz e bem!

Ed Rocha

Leia também:

  • Empapados em Cristo

  • Trindade

  • A Economia do Pai



  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Deixe aqui um comentário