-->

domingo, 8 de dezembro de 2013

Empapados em Cristo

empapados em cristo
Créditos: postado por Ed. Rocha.

Neste ano de 2013, entre os dias 25 à 27 de outubro, aconteceu na cidade de São Leopoldo no Rio Grande do Sul, o VIII Sulão de Catequese com o tema: "Catequista: Protagonista da fé, amor e da esperança".
Vale lembrar que é a reunião dos cinco estados do sul do país: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul, para refletir e atender aos desafios da catequese.
Este encontro teve como objetivo: celebrar os 25 anos de Sulão; destacar vias e modelos que motivem o protagonismo dos catequistas; contemplar a centralidade da Palavra, a comunhão na Liturgia e a caridade na missão.
Na abertura ocorreu um fato inusitado e providencial. As tochas que representavam os catequistas das cinco regiões, unidas numa única chama lembrariam a luz de Cristo, porém ao serem acesas houve uma grande dificuldade em manter a chama.
Diante desta situação surgiu a questão providencial. Dom Leonardo Steiner, Secretário Geral da CNBB  no início da  sua reflexão disse a seguinte frase:
"O Catequista precisa estar empapado de Cristo, se quiser ser luz".
Sua reflexão seguiu um rumo profundo e inspirador. Dom Leonardo salientou que nos dias de hoje em que os valores e critérios são diferentes do passado e que numa sociedade marcada pelo relativismo, fundamentalismo e individualismo, é momento de retomar as fontes da Igreja, cujo, a caridade era o fator de identificação dos seguidores de Cristo, e por isso, o Catequista precisa estar empapado de Cristo, para fazer ressoar Jesus.
A catequese deve ter a Palavra, como centralidade para proporcionar ao catecúmeno e catequizando, a experiência do encontro com a pessoa de Jesus, para isso é preciso passar do anúncio moral, paro o das relações de amor, pois quem ama sabe que pecou. Catequese não é aula, mas é fazer o caminho da iniciação cristã.  
Desta maneira o catequista será Luz, pois mergulhados na caridade, ou seja empapados em Cristo é que cumprirão seu chamado de catequista protagonista.

Leia também:



  • O Filho Redentor


  • Trindade


  • A Revelação se faz por palavrar e ações




  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Deixe aqui um comentário