-->

sábado, 28 de dezembro de 2013

E apesar de tudo a esperança não se defaz

"Toda essa multidão 
Tem no peito amor
E procura paz
E apesar de tudo 
A esperança não se desfaz"

Esse trecho da canção Jesus Cristo de Roberto e Erasmo Carlos serve para ilustrar bem uma experiência fundamental da existência humana que é a "esperança".
Nesse trecho vemos que em meio a tantas dificuldades, ou seja, apesar de tudo o indivíduo tanto no âmbito pessoal ou social tem na esperança algo concreto para vida,  ela é a força que ajuda a viver, superar crises e enfrentar desafios.
É necessário entender que a esperança é o encontro  dos desejos e projetos de vida, no qual anima o viver e ajuda cada um conviver, questão que exige o tempo todo esforço.
Do ponto de vista cristão a esperança está atrelada a experiência Bíblica, de forma que este conceito no Antigo Testamento possui dois aspectos intimamente ligados: promessa e aliança.
A promessa está ligada a Deus, pois por amor absoluto vem ao encontro do homem, e por ser promessa subtende-se que deve haver um Tu, ou seja, Deus promete algo à alguém e por isso ela adquiri caráter pessoal, e é esta promessa que sustenta a fidelidade desse alguém a sua aliança.
Quem é este alguém?
Quem é o  destinatário da promessa?
É o povo de Deus reunido em Israel. Sendo esta promessa a razão de viver e de ser,  fonte de  nutrição da fidelidade deste povo à aliança (Gn 12, 1-3;Dt, 19,1-8).
É em Jesus Cristo o pleno cumprimento das promessas feita a Israel e que através de suas ações desencadeia uma nova esperança fundamentada no Reino de Deus inaugurado por Ele, e que rompe totalmente com a concepção dos religiosos de Israel do seu tempo que atrelavam a sua esperança no prestígio e no poder e Cristo propôs uma esperança fundada na total entrega e  doação de si por meio da obediência demonstrada claramente na realidade na cruz.
É olhando para o mistério da cruz e ressurreição de Cristo que o cristão finca a sua esperança,  é nesse acontecimento que existe a certeza de que a esperança jamais falha. É na  doação completa de si que o ser humano se torna pleno.
Pode-se afirmar que  a partir da fé Bíblica que o cristão tem segurança de que seu desejo e esforço já estão envolvidos num amor maior e que lhe assegura a esperança definitiva.
Nos dias de hoje em que se vê a injustiça, a mentira,  falta de caráter, guerras, corrupção, mentira e todo tipo de mal sobrepor o bem, como cristãos é necessário cumprir verdadeiramente a sua missão que é contagiar de esperança todos os homens mesmo diante de tanto mal.
Não se sabe quando a humanidade atingirá a plenitude, e não se deve equiparar o progresso humano com o Reino de Deus, são ambas realidades distintas, porém o progresso se torna uma fração do Reino de Deus quando se é respeitado a dignidade humana.
Também não se descarta a  esperança transcendente, ou seja, a morada no Céu preparada por Deus (Jo 14, 1-4), esta esperança divina se concretiza através da oração, trabalho e esforço humano na transformação do mundo.
É a esperança,  energia divina e  vitalizadora que nos liberta da busca egoísta da felicidade individual, ela não é apenas uma convicção intelectual, mas um processo dinâmico que se traduz em afetividade e praticidade.
É  a esperança que ajuda dar de  maneira responsável, um sentido à história.
É a esperança que nos inspira  a caminhar na mesma direção.
Que nesse ano de 2014 nasça, cresça e frutifique os Profetas da Esperança, não é redundância, mas, uma esperança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário